O Mundo
dos negócios

Outsourcing Internacional é uma boa estratégia de negócios?

Com a globalização da economia e a queda das barreiras alfandegárias, as empresas e governos buscam estratégias para uma atuação profícua no comércio exterior e uma destas estratégias é o Outsorcing Internacional. É através dela que as organizações adquirem produtos fabricados no exterior e os revenderem para seus mercados locais ou estrangeiros, com a marca e logotipo.

O Outsourcing Internacional vem se tornando um mecanismo cada vez atrativo para fazer frente à incapacidade de competir com os preços de produtos externos, já que a compra no mercado internacional é muitas vezes mais barata do que a a fabricação da mesma mercadoria com maquinários e matérias-primas próprias além de praticamente eliminar a inviabilidade de se investir na fabricação de produtos com valor agregado muito alto.

Quais as vantagens do outsorcing internacional?

A importação propicia o alcance de produtos aparentemente distantes e pode abrir campo para diversas possibilidades como:

  • Exportação: o comércio é uma via de duas mãos, e portanto, comprar pode abrir espaço para as negociações de exportação do país importador
  • Substituição de produção: quando a empresa analisa os custos de produção em relação à compra externa, verifica que a fabricação do mesmo não é viável ou vantajoso,  e opta pela produção por outro fabricante, localizado em outro país
  • Aumento de opções de fornecedores: número de empresas, países, tipos de produtos
  • Diversificação de produtos
  • Design modernos
  • Redução de riscos de mercado
  • Política governamental
  • Aumento de preços
  • Melhoria da qualidade
  • Aumento da concorrência interna
  • Redução de custos
  • Tecnologia mais avançada

No Brasil, as empresas produtoras de revestimentos cerâmicos estão concentradas principalmente em São Paulo e em Santa Catarina, sendo em maior número no município de Criciúma, que é considerado pólo produtivo nacional deste produto.

Mas então, o outsourcing Internacional é uma boa estratégia de negócios?

Uma empresa aufere vantagens com este tipo de operação, principalmente suprindo sua demanda interna pelo produto, com maior qualidade dos produtos e preços mais baixos, obtendo maiores lucros em relação ao modelo de fabricação própria interna de todo o volume comercializado.

A UNQ está presente sempre auxiliando as empresas neste processo e no paulatino progresso deste setor então conte conosco para auxiliá-lo nesse processo!

O autor

Maria Helena Souza

Maria Helena Souza

Cultura e Negociação Internacional

Possui graduação em Administração com habilitação em comércio exterior, pós graduação em Gestão da cadeia logística e está finalizando o mestrado em Desenvolvimento Sócio Econômico. Atuou nas áreas de importação e exportação de empresas da região Sul e por vários anos foi docente no curso de Administração e Comércio exterior da Universidade do extremo Sul de Santa Catarina - UNESC. Atualmente é Colaboradora na empresa UNQ Import Export.

Faça um comentário!

  1. *