O Mundo
dos negócios

Incoterms CIF e FOB para quem está iniciando no Comércio Exterior

Muitas vezes nós, profissionais de comércio exterior, nos deparamos com situações que fogem da nossa rotina diária como por exemplo quando iniciamos um processo de importação via incoterms CIF  e FOBAlguns momentos se tornam turbulentos de atravessar, em especial para novos profissionais na área.

E qual a principal diferença entre CIF (Cost, Insurance and Freight) e FOB (Free on Board)?

Quando iniciamos um processo de importação via incoterm CIF (Cost, Insurance and Freight), as responsabilidades diretas do importador iniciam, teoricamente, quando o navio atraca no porto de destino, tendo os custos de frete e seguro internacional pagos na origem, em comparação com o processo de importação FOB (Free on Board), onde o importador tem maior autonomia sobre a mercadoria, sendo o frete internacional, seguro internacional de carga e demais custos a partir da saída do navio no porto de origem, de responsabilidade do importador.

Na grande maioria dos casos, o cliente adquirente da mercadoria importada tem urgência no seu recebimento e, nos processos CIF, o frete internacional é contratado pelo próprio exportador, onde considerando que fretes mais velozes possuem maior custo, dificilmente seguirá esta metodologia, optando por fretes de menor custo e normalmente   mais longos, não dando a mesma importância que o importador dá para a mercadoria.

Além disso, o agente de cargas responsável pelo monitoramento da mercadoria aqui no Brasil, geralmente não é parceiro do importador, o que pode dificultar o acompanhamento do processo.

Características do processo CIF:

A documentação da mercadoria precisa estar de acordo entre si ( fatura comercial, romaneio de carga e conhecimento de embarque) para que não haja problemas no momento da nacionalização da mercadoria;

    1. O aviso de chegada do navio no porto de destino pode levar dias para ser fornecido, o que acarretará no atraso das liberações no porto, e por conseqüência o recebimento do produto;
    2. O free time do container (período de dias em que não é cobrada diária para utilização do equipamento) pode ser extremamente curto, o que pode onerar nos custos do processo, nos casos de FCL (Full Container Load ou Container Totalmente Carregado). Pelo fato do frete ter sido contratado na origem, negociar a extensão deste free time, pode ser bastante difícil;
unq o mundo dos negocios CIF incoterms

Características do processo FOB

É um dos incoterms mais conhecidos e praticados no comércio exterior, além de ser um dos melhores para se trabalhar no processo de importação. No embarque FOB, as responsabilidades diretas do importador aumentam, é verdade, pois enquanto no embarque CIF as responsabilidades diretas do importador começam quando o navio atraca no porto de destino, teoricamente falando, no processo FOB o compromisso com a importação inicia já no porto de origem.

O incoterm FOB possui características que o torna melhor e mais confiável de se trabalhar, devido ao fato do importador possuir autonomia maior sobre as partes envolvidas no processo (exportador e agente de cargas).

No que diz respeito ao exportador, a autonomia é maior, pois seu compromisso é em produzir a mercadoria e deixá-la disponível para embarque, uma vez que a contratação do agente de cargas é feita pelo importador.

O acompanhamento do processo de importação é feito de forma mais próxima o que diminui a possibilidade de surgir informações divergentes entre exportador e agente de carga, sendo que o importador está em contato constante com ambos.  

O embarque FOB, possibilita estratégias para o importador adotar para otimizar o processo de importação que o incoterm CIF não dispõe, por exemplo:

A possibilidade de o agente de cargas ser parceiro do importador é maior o que pode viabilizar negociações especiais com o agente, como prazo, melhor negociação de free time do container nos casos FCL;

Acompanhamento constante do status atualizado da mercadoria, possibilita acesso aos custos que incidirão no transporte com antecedência para que o importador possa estar preparado quando a aproximação do pagamento chegar;

Além do agente fornecer também os custos portuários gerais para determinado embarque.

unq o mundo dos negocios FOB incoterms

O comércio exterior é uma área bastante complexa e entender as nuances deste setor apresentará um leque enorme para que o profissional da área desempenhe um bom papel para facilitar a vida de seu cliente.

Independente da modalidade do embarque escolhida, contar com profissionais capacitados para conduzir qualquer processo de importação é fundamental para o sucesso almejado.

Além disso, contar com profissionais que apresentem opções para seus clientes que possa diminuir seu custo, sem abrir da segurança da mercadoria, tranqüilidade do cliente e eficiência na importação, são ainda mais importantes, pois quem está contratando os serviços do profissional terá a certeza que há alguém cuidando de sua mercadoria da mesma forma ou com mais carinho ainda do que se fosse dela mesma.

 

Guiherme Donadel De Stefani – Auxiliar de Importação e Exportação na UNQ Import Export. Acadêmico de administração com linha específica de formação em comércio exterior.

O autor

omundodosnegocios

omundodosnegocios

Faça um comentário!

  1. *