O Mundo
dos negócios

Como passei de acadêmico para profissional no comércio exterior no Brasil

O comércio exterior no Brasil ainda é um tema a ser muito explorado pelos brasileiros, justamente por se tratar de um assunto relativamente novo para o povo. Novo em comparação com as outras áreas ocupadas por profissionais e escolhidas por estudantes e acadêmicos de todo o país.

Isso acontece por diversos fatores, desde a abertura dos portos para importação há 20 anos pelo ex-presidente Fernando Collor culminando como um marco nas importações ao avanço da globalização e a lenta busca pela internacionalização das empresas nacionais. Porém, os motivos dessa falta de conhecimento do povo brasileiro com o comércio exterior são assuntos a serem abordados em outro momento, o assunto a ser abordado nesse artigo é a transação e transformação de um acadêmico de comércio exterior para um profissional.

Quem estuda comércio exterior, ou relações internacionais provavelmente já se deparou com a seguinte pergunta “o que é o seu curso? ”

Isso mostra o desconhecimento de grande parte do país sobre o tema, algo que vem melhorando aos poucos com a crescente nas exportações do Brasil e a própria importação estratégica, peça chave para o sucesso de muitas empresas e indústrias nacionais. A resposta é certeira, o profissional do comércio exterior é responsável direta e indiretamente por fazer a economia mundial rodar, são a “engrenagem” do processo.

Afinal, se não existisse as operações internacionais, o mundo viveria estagnado. Isso vem de longa data desde as grandes navegações até hoje em uma simples compra pelo Aliexpress, o profissional em comércio exterior proporciona e faz isso tudo acontecer!

Outro aspecto importante no assunto, e onde muitos acadêmicos tem dificuldade, é no fato de encontrar organizações que busquem ensinar e formar um profissional. Porém, o indivíduo que busca se inserir nesse mundo, deve procurar, pois existem empresas buscando essa mão de obra qualificada cada vez mais.

E se você esbarrar em justificativas do tipo “estamos buscando um profissional com experiência” (e você irá!), não desanime e siga buscando. Existem muitas empresas oportunizando aos acadêmicos o plano de formar um profissional completo na área do comércio exterior. A persistência é a chave para o sucesso, e não seria diferente para os negócios internacionais.

Eu passei por isso, comecei como estagiário, aprendi, errei, acertei e hoje posso dizer com orgulho que hoje sou um profissional no comércio exterior.

Por isso minhas sugestões para você, acadêmico/ estudante que busca entender melhor essa área são:

unq o mundo dos negocios academico carreira comercio exterior

Quando se der conta do tamanho dessa área, perceberá um mundo de oportunidades. Pode parecer exagero, mas se não fosse por nós, profissionais do mundo internacional, você não estaria lendo esse artigo no seu notebook, não estaria trocando mensagens no seu smartphone e com certeza não estaria se dando conta que o comércio exterior está cada vez mais forte e cada vez mais presente no seu dia-a-dia.

 

 

 

Renan Schroth – Auxiliar de Importação e Exportação na UNQ Import Export. Bacharel em Administração com Ênfase em Comércio Exterior.

O autor

omundodosnegocios

omundodosnegocios

Faça um comentário!

  1. *